TESE: um estudo etnometodológico sobre o leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics

 A tese apresentada hoje, da autoria de Rubem Borges Teixeira Ramos, trata das experiências dos leitores brasileiros e norteamericanos em relação aos quadrinhos de super-heróis. O autor defendeu a tese em 2017, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Além disso, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese (área de Comunicação e Informação) de 2018.



Resumo:

Analisa, apresenta e discute as experiências de leitores brasileiros e norteamericanos quanto às histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics. Através da leitura desses quadrinhos, o leitor é exposto a uma gama variada de ideias e informações, as quais levam a uma contínua reorganização e interiorização de conhecimentos. Tal leitura é considerada como fonte e forma de apropriação de informação e de introjeção do conhecimento. A pesquisa objetiva contemplar e interpretar as concepções desses quadrinhos por parte de ambos os públicos, brasileiro e norte-americano, assim como identificar os contextos, sentidos e motivações que eles apresentam para efetivar e prosseguir com essa leitura, inclusive durante sua vida como adultos. Para tanto, se recorre a articulações entre estudiosos e teorias que fornecem condições para se proceder as investigações quanto ao leitor de histórias em quadrinhos de super-heróis e a introjeção do conhecimento adquirido por meio desta leitura, como as de Garfinkel (1963), cujo princípio da etnometodologia permite se contemplar o senso comum e as referências de sentido e de significado estabelecidas pelo leitor; Geertz (1978) com o estudo cultural que permite o acesso a elementos que influenciam o leitor dentro de seu contexto social; Schechner (1998), que trabalha a antropologia dos eventos performáticos, onde define a interpretação das performances, aqui entendidas como o ato de ler, pelo viés não somente do entretenimento, mas também da eficácia, a qual é capaz de gerar significativas repercussões junto a um ou mais indivíduos diante da leitura empreendida e da interpretação do que foi lido; Iser (1996-1999) com a ficcionalização, que ressalta a importância do leitor como o indivíduo consciente do valor e do significado da leitura, graças a sua capacidade de reelaborar a leitura através de reflexões estabelecidas junto a sua realidade, e Dumont (1998), a qual defende a recriação da leitura pelo leitor, que é a capacidade desse indivíduo de empregar um ou mais conteúdos obtidos através da leitura empreendida, como a dos quadrinhos, em um ou mais aspectos de sua vida. A metodologia recorre ao emprego da observação participante e da entrevista, bem como do conceito de história de vida tópica, para fornecer subsídio ao percurso metodológico da pesquisa qualitativa. Destaca a necessidade da Ciência da Informação de valorizar os estudos voltados para a compreensão do leitor, sobretudo os que permitem entender que a capacidade de interpretação de conteúdos presentes em um texto ou história ocorre também quando esse leitor evoca sentimentos, fatos e eventos retratados na leitura os quais possam ser por ele introjetados por meio de interpretação e reflexão, sobretudo junto a acontecimentos ocorridos em sua própria vida

Palavras-chave

Leitores Reação crítica, Ciência da informação, Leitura Histórias em quadrinhos, Etnometodologia

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